Thermas de São Pedro

Mais verde: Águas de São Pedro lança plano de arborização urbana



A Prefeitura de Águas de São Pedro, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, vai colocar em execução um novo Plano de Arborização Urbana e de Meio Ambiente, que tem como objetivo ampliar a cobertura verde da cidade, fortalecer a biodiversidade e promover maior qualidade de vida à população.

O diagnóstico mostra que, nas últimas duas décadas, o município perdeu boa parte do patrimônio arbóreo nas vias públicas. Essa redução impacta diretamente o conforto térmico, a qualidade do ar e a biodiversidade urbana.

O plano prevê a definição de espaços prioritários para plantio, principalmente nas áreas mais quentes da cidade. O estudo identifica a necessidade de 1.004 novas árvores em regiões críticas e uma meta de até 3.725 árvores para garantir sombra em 100% das vias públicas.

Para viabilizar o projeto, está previsto um investimento inicial de aproximadamente R$ 200 mil em quatro anos. A meta é garantir copas seguras, sombreadas e bem adaptadas ao espaço urbano.

Outro destaque é o programa de coexistência humano-fauna, que inclui medidas emergenciais para manejo populacional de quatis, além de campanhas educativas voltadas a turistas, moradores e setores econômicos.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o trabalho integra-se a políticas de educação ambiental, revisão da legislação e fortalecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e ações conjuntas, consolidando Águas de São Pedro como referência em sustentabilidade urbana.

Prefeitura já promove replantio

O município já executa ações visando o replantio e mais áreas verdes e matas ciliares. Em conjunto com a empresa Cantareira Transmissora de Energia S.A., a Secretaria de Meio Ambiente já realizou o plantio de 2.135 árvores nativas em área próxima ao Ribeirão Araquá — número que já faz o município alcançar a meta proposta.

E o objetivo, segundo o prefeito João Victor, é aumentar esse número rapidamente pela cidade. “Vamos levar essas metas com muita seriedade. Sabemos que plantar mais árvores e recuperar áreas verdes é o caminho para um futuro sustentável. Com o estudo contratado, foi possível identificar os pontos de calor e exatamente aí que o projeto vai expandir. Águas de São Pedro já é modelo neste sentido e esse compromisso é nosso também.”

Fonte: Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro

Mais verde: Águas de São Pedro lança plano de arborização urbana