Thermas de São Pedro

Gestão fiscal: Águas de São Pedro está entre as dez melhores do Estado



A Estância de Águas de São Pedro é a 9ª melhor cidade do Estado de São Paulo quando o assunto é gestão fiscal. É o que apontou o relatório do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) com base na coleta de dados referente ao ano de 2024.

Em relação aos dados observados no ano anterior, em 2023, Águas de São Pedro subiu mais três posições — até então era a 12ª do estado em gestão fiscal. Vale ressaltar que Águas de São Pedro já recebeu recentemente o posto de cidade mais desenvolvida do país.

Para chegar a estes dados foram avaliados 5.500 municípios. O prefeito João Victor Barboza disse que o objetivo é dar cada vez mais clareza e transparência aos gastos públicos, que devem seguir um norte de controle e equilíbrio.

“Nosso compromisso sempre será por uma gestão séria, responsável e transparente. Sabemos que administrar os recursos públicos exige não apenas competência técnica, mas, acima de tudo, respeito com cada centavo que vem do cidadão. Estamos implementando medidas de controle, planejamento e eficiência para garantir que o dinheiro público seja bem aplicado, priorizando sempre as áreas que mais impactam a vida da população como saúde, educação, infraestrutura e assistência social”, disse.

O chefe do Executivo lembrou ainda que é preciso respeitar as normas públicas e sempre gastar menos do que se arrecada. “Nosso intuito é sempre aumentar a arrecadação e gastar com responsabilidade. Investir mais passa por uma captação a nível maior. Nosso foco é construir uma administração equilibrada, que não gaste mais do que arrecada, que respeite os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, e que pense no futuro, sem comprometer as próximas gestões e o próprio município.”

Saúde e educação também são destaque

No campo da saúde, o município apresentou nos últimos anos resultados expressivos em quesitos como cobertura vacinal e atendimento de pré-natal, fundamentais para a prevenção de doenças e para a redução da mortalidade infantil.

Já na educação, o destaque veio das altas taxas de matrícula em creches e da melhoria consistente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade do ensino fundamental.

Águas no topo

A cidade alcançou nota 0,8932 e ocupou o primeiro lugar no ranking de mais desenvolvida do país. Águas de São Pedro faz parte do seleto grupo de cidades que tiveram desenvolvimento alto (4,6% ou apenas 256 cidades do Brasil).

Águas de São Pedro também registrou nota máxima (1.000) nos quesitos: gastos com pessoal; liquidez e investimento.

Fonte: Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro

Gestão fiscal: Águas de São Pedro está entre as dez melhores do Estado